Meu cachorro tem manchas de lágrimas! O que eu faço?


As manchas na face causadas pelas lágrimas é um problema bastante comum em cães de pelagem branca ou miniatura. Algumas raças de gatos, como persas, também podem apresentar as manchas.
Estas manchinhas próximas aos olhos são chamadas de epífora, que é formada quando ocorre lacrimejamento excessivo.
Existem várias causas para esse problema o mais comum é quando há obstrução do ducto lacrimal, que não conseguem captar as lágrimas e estas correm pela face manchando e escurecendo os pêlos. Existem outros problemas que podem ocasionar epífora, tais como: distiquíase (cílios tocando o olho), triquíase (pelos faciais mal orientados tocando o olho), entrópio (enrolamento dos cílios para dentro da pálpebra), dacriocistite (bloqueio inflamatório do ducto lacrimal), e a úlcera de córnea. Raças braquicefálicas como pugs, malteses, buldogues, apresentam os olhos muito saltados, comprometendo a drenagem da lágrima pois a entrada do ducto lacrimal fica comprimido pela posição dos olhos.
É imprescindível que o pet seja avaliado pelo médico veterinário, somente ele pode fazer o diagnóstico diferencial.
Se a mancha for diagnosticada apenas como estética, pode-se fazer limpezas diárias com soro fisiológico e secar bem, de preferência com gaze, evitando o desenvolvimento de bactérias e fungos próximo ao olho, o que escurece ainda mais o pelo. Manter o pelo próximo da região bem aparado também contribui, porém, na maioria dos cães o problema é amenizado, nunca eliminado.
A alimentação pode desempenhar um papel chave na formação de manchas pelas lágrimas minimizando o escurecimento. Existem rações no mercado que prometem ajudar na eliminação do escurecimento da lágrima, porém a Alimentação Natural dá resultados melhores segundo especialistas.
Existem vários produtos no mercado que prometem clarear o pelo. Cuidado, não utilize produtos sem prescrição. O uso inadequado desses produtos podem causar o aparecimento de lesões e irritações.
Seu pet está apresentando lacrimejamento excessivo? Na Toca dos Bichos fazemos o diagnóstico diferencial e ajudamos o seu pet com o melhor tratamento possível!
thumbnail
Sobre a TDB

Paixão pelos animais e bem estar ao seu mascote. A Veterinária Toca dos Bichos conta com a atenção de um grupo de veterinários capacitados nas diversas áreas da Medicina Veterinária, oferecendo ao cliente um serviço mais profissional e de qualidade. Trabalhamos com Clínica Geral, Dermatologia, internações, exames, Odontologia, Cirurgias com anestesia inalatória. Em nosso espaço de Estética Canina temos o serviço de banho normal, hidratação, banhos terapêuticos e corte de unhas. Encontrará ainda vendas de medicamentos, rações e brinquedos. Tudo o que há de bom para o seu amigo!!!

2 comentários

  1. Há produto nacional para tratamento das manchas de lágrimas: Olhos de Anjos.
    Ele não limpa as manchas existentes, mas previne o aparecimento de novas manchas.
    https://www.facebook.com/?q=#/pages/Olhos-de-Anjos/218606344836955?ref=bookmarks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexander, o produto ;angel Eyes é muito bom, porém o mais indicado é que se saiba a causa das manchas de lágrimas. Abraços!

      Excluir