Corpo estranho gástrico ou intestinal é um termo utilizado quando os animais comem alguma coisa que não seja alimento.
Pode ser plástico (brinquedos, sacolas), metal (moedas, agulhas, pregos, pedaços de ferro), madeira (lascas de madeira, pedacinhos de árvore) caroços de frutas, ossos, pano e fios (linhas, barbantes e fios). Quase tudo que o pet possa colocar na boca por brincadeira ou curiosidade pode virar um corpo estranho e causar sérios problemas de saúde. Por conta disso, corpos estranhos são mais comuns em animais com menos de 2 anos de idade, pois são curiosos e gostam de brincar mordendo diversos objetos.
Haru, um SRD de 6 meses de idade, muito brincalhão e ativo tem muitos brinquedos em casa. Por esses dias o seu dono observou vômitos constantes, inclusive após alimentação. Foi levado à Veterinária Toca dos Bichos e após consulta, Ultrassom e Raio-X constatou-se um corpo estranho no estômago.
Haru foi preparado para cirurgia de retirada do corpo estranho (um pedaço de sacola plástica) e após dois dias internado para acompanhar o pós operatório ele ficou bem e foi para casa com indicação de medicações e dieta especial durante alguns dias.
Animais com suspeita de corpo estranho podem apresentar salivação intensa, vômitos, dores abdominais, prostração, podem parar de comer, terem diarreia e se o objeto ingerido for um fio ou linha o mesmo pode ficar pendurado no ânus depois de defecar. Nestes casos nunca puxe o fio, pois ele pode cortar o intestino por dentro!
Observe se o seu pet tem o costume de brincar e comer quaisquer objetos diferentes que a alimentação. Caso aconteça, observe os sintomas e leve-o imediatamente a um médico veterinário. Na Toca dos Bichos possuímos todos os recursos necessários para o melhor atendimento do seu pet!
0 comentários