Esta é uma das patologias mais comuns nos cães e a incidência vem aumentado devido ao parasita ser transmitido através da picada do carrapato. Os carrapatos que antes eram restritos a animais de rua e da zona rural são vistos com regularidade em grandes centros urbanos e até mesmo em animais que vivem em apartamentos. O seu cãozinho pode pegar carrapatos passeando pela rua, em pracinhas, no condomínio ou indo ao PetShop.
Quais são os sintomas?
Existem duas doenças que são transmitidas pela picada do carrapato, a babesiose e a erliquiose. São doenças comuns durante o verão, uma vez que o carrapato precisa de calor e umidade para se reproduzir.
Os sintomas são variados e podem ser confundidos com diversas outras doenças, um cão pode apresentar as duas patologias simultaneamente ou acompanhada por outras (vírus, bactérias). Por isso é importante que o veterinário diagnostique corretamente por meio de exames sanguíneos (hemograma e pesquisa do parasita). Os sintomas mais comuns são prostração, apatia, falta de apetite ou diminuição da mesma, diarreia, vômitos e febre; a erliquiose pode causar ainda hemorragias nasais e petéquias avermelhadas pelo corpo. Saber identificar os sintomas da doença desde cedo pode ajudar no tratamento do seu amigo pois geralmente os donos só se dão conta e procuram socorro veterinário quando a doença já está bem avançada.
Encontrei um carrapato no meu cãozinho, o que devo fazer?
Observe o seu cãozinho durante 3 a 4 dias. Veja se mudou o comportamento, isola-se, apresenta cansaço fácil, tem febre e se a mucosa dos olhos estão pálidas.
Nestes casos leve-o a um veterinário imediatamente, quanto mais cedo a doença for diagnosticada maiores são as chances de sucesso no tratamento. A sua rapidez pode ser a diferença entre uma consulta simples com indicação de medicamentos ou uma internação que dure mais de 5 dias.
Existe tratamento?
Existe sim. O tratamento é diferente para cada patologia, mesmo quando estão associadas. O veterinário saberá de acordo com os exames qual a medicação de escolha para o paciente.
O tratamento é efeito a base de antibióticos específicos e piroplasmicidas (babesicidas) capazes de destruir o parasita. Pode ser necessário complementar o tratamento do animal com fluidoterapias ou transfusões sanguíneas.
Nunca medique um animal por conta própria! Existem doses específicas e período de tratamento para cada caso! Apenas o Veterinário está apto para diagnosticar e prescrever tratamentos!
O que fazer para prevenir?
A melhor forma de evitar que o seu cãozinho desenvolva a doença do carrapato é controlando o vetor da doença, ou seja, o carrapato.
- Verifique a presença de carrapatos no seu cãozinho com frequência;
- Uso de carrapaticidas no animal (sprays, spot-on e coleiras) mesmo que você não veja carrapatos frequentes no cão;
- Fazer manutenção de jardins e dedetização em ambientes amplos ou que já estejam com presença de carrapatos;
- Desinfetar o ambiente onde o animal vive periodicamente;
- Estar atento aos hotéis para cãozinhos e petshops; escolha petshops que se preocupem com a presença de carrapatos no seu animal, muitas das vezes irão indicar o melhor produto para prevenção de carrapatos;
- Converse com o seu veterinário de confiança; existem protocolos em casos mais específicos e ele irá indicar o melhor para o seu cãozinho!
Tem dúvidas ou o seu cãozinho está apresentando os sintomas descritos acima? Nós podemos ajudar! Deixe uma mensagem ou ligue para 3236-1953 e converse com um dos nossos veterinários.
Prabéns pelo artigo! Esta muito esclarecedor.
ResponderExcluirMinha cadela foi picada por um carrapato e teve erliquiose, levei ao veterinario e não deu outra estava contaminada, tratamos com os medicamentos certos e a recuperação foi muito rápida, graças a Deus minha Mel esta curada.
É importante verificar depois dos passeios se o animal tem carrapatos.
Ficar atento a todos os sinais e fundamental.
Vcs são Feras...
ResponderExcluirolá, prox da minha chacara apareceu uma cadelinha, numa estrada rural, sangrando mto pelas orelhas, tentei pega-la mas ela não deixou, estou alimentando-a com pequenos pedaços de carne, não consegui ainda conquistar sua amizade ao ponto de coloca-la no carro, mas preciso ajuda-la com alguma medicação, vcs podem me sugerir algum medicamento, ela é de medio porte.... no aguardo, Regina
ResponderExcluirOs sintomas que você está dizendo que a cachorrinha tem parece ser de calazar, o ideal é que ela faça o exame para se ter certeza
Excluir